sexta-feira, 17 de julho de 2009

Essência extra-corpórea.

Acho impressionante quão paradoxal é a nossa completude. Nascemos inteiros, completos, ligados apenas a nossas mães pelo cordão umbilical, nesse aspecto somos solitários, é a nossa natureza, não precisamos de outras pessoas biologicamente falando pra quase nada. Mas, ao mesmo tempo, somos mosaicos incompletos, onde só o que possuímos é uma base estrutural, o que vai guiar as próximas peças que iremos aderir e as que irão ficar de fora do que construímos, da arte que criamos, do papel interpretado contidianamente. O que eu quero dizer é que no decorrer da vida, trocamos peças, pedaços com outras pessoas, buscamos proximidade com os mosaicos mais ricos, intuindo, mesmo que instintivamente, embelezar a nós mesmos. De forma que viver sem nos acrescentar peças, sem nos tornarmos ''mais bonitos'', não deixa de ser uma existência um tanto quanto sem sentido, seremos pregados apenas nos cantos das paredes das lembranças alheias, talvez até sem merecer o nome de mosaico, por termos adquirido tão poucas peças, ignorando o oportuno. O engraçado é que tem gente que se orgulha de ser ''firme'', de ser tão naturalmente bonito que quase renega peças alheias.
Eu digo que os amigos que fazemos ao longo da nossa vida, mesmo os efêmeros, que só nos acompanhem por fases, tendo um número limitado de peças pra trocar conosco, formam uma espécie de essência extra-corpórea, são pedaços de tudo que somos, fomos e do que pretendemos ser.
Resumidamente, pra explicar a importância dos amigos em nossas vidas, acho que posso compará-los com água encanada, que, por já ser comum, estar presente no dia-a-dia, não nos damos conta do quão importante ela é para a realização de coisas simples, como limpar a bunda depois de cagar ou mesmo lavar a mão depois de assoar o nariz. Sendo assim, amigos são, na verdade, a água encanada da alma, que nos ajuda a ''limpar'' nossas cagadas mais feias e quando não conseguem, se forem amigos mesmo, tentam ignorar o cheiro.

Eu não seria tão lindo, sensual, sexselvágel, engraçado e espirituoso se eles não me ajudassem na construção desse mosaico. Aos meus amigos, sintam-se amados.

2 comentários: